quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sermão Escrito - Aprendendo a ajudar o próximo.

Introdução

Boa noite! Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade que me deram de estar aqui. Confesso que não foi fácil, que senti medo e receio de subir aqui e falar com vocês. Interessante que na faculdade a gente aprende a apresentar trabalhos em público, a falar da forma correta, a se vestir apropriadamente, a aprender a segurar o nervosismo diante de tanta gente. Mas aqui é diferente. Quem sobe aqui não fala de uma ciência qualquer que tem uma lógica única para explicar como funciona alguma coisa. Quem sobe aqui tem uma grande responsabilidade em falar de algo extremamente importante e essencial não só para nossas vidas, mas também para nossa salvação: a Palavra de Deus.

A tarefa de subir aqui torna-se complicada porque sabemos que existem milhares de denominações no mundo e a única explicação plausível para isso é a forma de interpretar a Palavra de Deus, e o seu real significado. Portanto, para subir aqui, não é necessário apenas conhecimento, estudos, tempo e dedicação ao sermão que será dado. Para subir aqui, é necessário a comunhão com Deus, a incessante oração pedindo ajuda ao nosso Senhor para que derrame seu Espírito Santo sobre nós para que tenhamos o entendimento de Sua Palavra em seu real significado. Dessa forma, conseguimos cumprir com o seu objeto sobre nós, que é o de pregar o verdadeiro evangelho para todos que estão em nossa volta.

Questionamento sobre amor ao próximo

Bom. Como você tem amado o seu próximo? O que você tem feito em relação ao seu próximo para agradar a Deus? O que significa amar o próximo para você? Diante dessas questões, convido a todos a abrirem suas bíblias em Gálatas 6, versículo 1. Vamos ver o que diz lá:

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” Gálatas 6:1

Recapitulação sobre amor ao próximo

Aprendemos praticamente nos quatro evangelhos o resumo dos 10 mandamentos de Deus em apenas 2, através de Jesus Cristo. Acredito que todos aqui sabem de cor e salteado quais são esses mandamentos. Amar a Deus sobre tudo, e amar o teu próximo como a ti mesmo. Mas quero dedicar uma atenção maior dessa vez para o segundo mandamento (amar o teu próximo como a ti mesmo) que se encontra em Mt 22:39, Mc 12:31, Lc 10:27 e Jo 15:12Esse segundo mandamento de Cristo foi destacado por Paulo no capítulo 5 de Gálatas:

“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5:14

Significado de amar ao próximo em sua essência

Amar ao próximo não significa apenas orar pelo teu irmão, desejar o bem dele, ou simplesmente não desejar o mal de seu próximo, isso porque muitas vezes achamos que ignorar é o suficiente para que não cometamos pecado, mas o simples fato de não se importar com o seu próximo, já caracteriza o pecado.

Amar o teu próximo é estar junto, ajudá-lo, se oferecer para carregar a sua cruz quando ela se achar pesada demais devido a sua fragilidade, ou a sua força espiritual. Jesus diz que não nos dá um fardo maior do que podemos carregar. E realmente ele não dá. Mas devemos lembrar que o corpo de Cristo somos nós, e que em Cristo somos um. Então amar o próximo é também estar junto ao próximo, nas suas lutas e tribulações, nos problemas do dia-a-dia, oferecendo um braço amigo sempre que necessário. Amar o próximo é chorar junto com ele, pois até Jesus, perturbando-se em espírito, chorou junto com todos os amigos de Lázaro quando ele havia morrido.

O exemplo de Cristo e a luta interna de cada um para fazer o mesmo

Cristo nos deu um belo exemplo de como um ser humano deve agir em relação ao outro. Ele verdadeiramente conseguiu não só amar aqueles que estavam com ele a todo tempo, mas também aqueles que o odiavam. Ele não guardou mágoa de absolutamente ninguém. E ele convida nós a fazermos o mesmo que ele. Tarefa difícil esse, não? Como é difícil amar aquelas pessoas que não gostam da gente! Confesso que desde meu batismo nas águas essa tem se tornado a tarefa mais difícil para mim. Isso porque nós nascemos e vivemos em pecado, não somos perfeitos, nossa carne muitas vezes fala muito mais alto do que a nossa real necessidade de mudança. Paulo diz em Romanos essa luta interna de cada um:

“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.” Romanos 7:19-20

A entrega da nossa vida para Jesus (testemunho pessoal)

Mas quando nós entregamos nossa vida a Jesus, sentimos o Espírito Santo trabalhar em nós e modificar as nossas decisões em relação à tudo: vestuário, alimentação, amizades, músicas. E juto com essa mudança, nasce o primeiro amor. Todos aqui já devem ter sentido ou sentem o primeiro amor. É algo lindo, sem uma explicação humana! Quem aqui já sentiu um amor, digamos assim, divino, por outra pessoa, sem se quer ter visto ela uma vez na vida? Como se algo nos ligasse a essa pessoa, mas é uma ligação que foge do nosso entendimento. Como se tivéssemos falando a mesma língua, sentindo as mesmas coisas, participando de algo único como um todo. Eu já senti isso uma vez na vida, e digo que foi a coisa mais maravilhosa que já me aconteceu. Nos dá uma paz de espírito, uma calma, uma tranquilidade sem explicação. Algo sobrenatural!

No entanto, a vida às vezes prega alguns truques. Deixei esse amor esfriar, saí de onde eu estava e senti que ficava cada vez mais longe do Senhor. Mas hoje eu agradeço a Deus por tudo que me aconteceu. Um dia eu posso as coisas que eu passei, testemunhar a respeito disso, mas não hoje. Hoje eu agradeço a Deus por tudo que aconteceu. Se não fosse esse truque que a vida me pregou, eu não teria visitado tantas igrejas, não teria sofrido tantas decepções, não teria ganhado essa experiência de vida a mais para que hoje, eu finalmente pudesse conhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia e perceber que a Palavra de Deus em todo o seu real significado está aqui! Hoje agradeço a Deus por ter me colocado aqui, e agradeço mais ainda por estar renovando esse primeiro amor mais forte do que nunca! Tem um versículo na bíblia que traduz bastante isso que estou passando e acredito que vários aqui também estão:

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” Colossenses 3:16

Foi interessante darmos essa volta para entender algo que nasce em nós quando realmente entregamos nossa vida à Jesus: Os frutos do espírito, citados em Gálatas 5, versículo 22. Note que o Fruto do Espírito é um pacote. E dentro desse pacote está a mansidão. O que significa mansidão? Eu achei um significado bastante interessante:

“É a força revestida de veludo. É a calma, a tranquilidade e o equilíbrio emocional. A mansidão é necessária para agradar a Deus, para a convivência e para manter a paz.”
Fonte: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/m/mansidao/

Um dos pré-requisitos para ter paz é buscar um caráter de mansidão. Quem tem mansidão tem o Fruto do Espírito.

“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” Salmos 37:11

União de mansidão, amor ao próximo e vida nova em Cristo Jesus

Entender o significa de mansidão, amor ao próximo e compreender a relação desses com a nova vida que temos depois da aceitação de Jesus Cristo é importantíssima para entendermos o versículo que lemos em Gálatas 6.

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” Gálatas 6:1

No contexto de Paulo, em relação aos irmãos da Galácia, aqueles que estavam firmes na Palavra de Deus deveriam ajudar o seu próximo em seus momentos de fraqueza. Naquele tempo, Paulo desejava que seus irmãos continuassem firmes a favor do evangelho, e não se submetessem uns aos outros, pois alguns se julgavam melhores do que outros por cumprirem leis cerimoniais, que sabemos que foram anuladas com a morte de Cristo na cruz. No entanto, a Palavra de Deus é algo surpreendente, pois ela se mantém atualizada em qualquer tempo. A mesma palavra que falava com os cristãos do primeiro século, hoje fala conosco. A sua interpretação não mudou em nada, e a Palavra de Deus é tão viva que, sem alterar uma linha sequer, ela tem o poder de se adequar aos nossos dias de hoje.

Hoje sabemos que as leis cerimoniais não estão extintas, mas diminuíram consideravelmente em relação ao tempo da igreja de Galácia. Vivemos no tempo da graça, por intermédio da entrega de Jesus Cristo para remissão de nossos pecados.

O cuidado para não ser tentado

No que diz respeito sobre não ser também tentado, Paulo alerta os Galácios fiéis sobre o perigo de cair no erro do outro, ou de cometer uma falha que não agrade a Deus. Nós sabemos sobre o risco que corremos de cair, de fraqueza, por maior que esteja nossa comunhão com Deus. Devemos nos manter puros, buscar a santificação todos os dias, para que através de nossos testemunhos, possamos converter almas para Jesus, e abreviar a sua volta.

Na carta aos Romanos, Paulo alerta os seguidores de Jesus para manterem-se livres de qualquer coisa que possa nos contaminar:

“Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles,” Romanos 16:17

Em Filipenses, Paulo escreve sobre aquilo que devemos ocupar as nossas mentes:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8

Outros versículos de apoio

“Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” Tiago 5:19-20

“E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.” Judas 1:22-23

"Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.” Mateus 18:15

Conclusão

Como viram, amar o próximo é muito mais do que podemos imaginar. Mas acredito que, lendo a bíblia todos os dias, orando, pedindo para Deus sabedoria e entendimento, e tomando como base Jesus como modelo de vida, conseguimos começar a fazer o amor ao próximo ter um novo significado. Gostaria que assistissem um vídeo que falou muito ao meu coração durante essa semana, cuja letra mostra o quanto devemos tomar Jesus Cristo como modelo para nossas vidas. Ele nos convida a seguirmos os Seus passos, e realizarmos as Suas obras em Seu lugar.

Que Deus possa nos abençoar nessa nova caminhada, e que possamos compreender o amor ao próximo em sua plenitude, a fim de abreviar a tão esperada volta de Jesus, e estarmos com Ele por toda a eternidade. Amém.

Denilson Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário